domingo, 20 de outubro de 2013

Utrecht


     Esta não é uma cidade muito grande, mas vive dos estudantes universitários que frequentam os pólos espalhados por toda a localidade. O turismo também aqui existe e é marcante, talvez pela história que remonta aos sécs XV e XVI.









A Catedral de Catharijne é muito curiosa pois apesar do ser católica, ou pelo menos a sua aparência assim nos levar a pensar, o seu interior é uma galeria de arte, com quadros bastante arrojados, de mulheres nuas e onde a personificação da morte nelas revela o lado protestante desta cidade.




   



 O design emerge a cada esquina, em cada loja, com artistas a produzir nas suas casas com montra para a rua.
     A cidade é aberta para o mundo. As casas com janelas generosas ao nível da rua, estão vulneráveis e visíveis dia e noite, como se os que lá vivem quisessem mostrar aos outros o seu modo de vida.
     Foi aqui que nasceu Dick Bruma, o autor da  Miffy, cujos livros simples invadiram todos os lares onde existem crianças.





     A arquitectura e design são marcados por Rietveld, tão famoso pelas suas cadeiras. E não nos poderíamos esquecer dos canais que também fazem desta cidade um destino bucólico e romântico. O seu acesso é feito por escadinhas minúsculas e inclinadas até chegar às esplanadas espalhadas por ambas as margens e onde uma cerveja é muito bem vinda, assim como os patos que rapidamente se colocam aos nossos pés como pedintes a suplicar um naco de pão.